Historial

As Misericórdias foram criadas na necessidade de reagir á pobreza dando assim inicio a uma nova reforma que passava pela reunião de hospitais, pela nomeação de novos administradores e pela existência de livros de receitas e despesas.

Embora não haja uma data certa para o aparecimento da Santa Casa da Misericórdia de Monção, no entanto tudo leva a crer que tenha sido a partir de 1583. Sabe-se ainda que a misericórdia foi criada dentro dos muros da praça velha e surgiu inicialmente como leprosaria, mas com o recuo da doença e encontrando-se praticamente desactivada foi incorporada como misericórdia. Durante a guerra da aclamação, terá sido completamente destruída pelos castelhanos. E só em 1969, a Santa Casa terá sido reedificada.

A misericórdia de Monção desde sempre tratou de lázaros e dos enfermos estes últimos em sua casa até 1803 quando é construído o Hospital.

A Santa Casa acolheu também militares durante os conflitos bélicos quando Monção foi ocupada durante 9 anos pelos espanhóis e por volta de 1682 a Santa Casa começou também a ajudar os cativos.

ESBOÇO HISTORICO DA MISERICÓRDIA

A Santa Casa da Misericórdia de Monção, Instituição Particular de Solidariedade Social tem por finalidade praticar as Obras da Misericórdia e também prestar um serviço social no âmbito das seguintes valências:

LAR DE IDOSOS: Com o protocolo da segurança Social para acolher 103 utentes de diferentes localidades e conforme as prioridades das pessoas inscritas;

APOIO DOMICILIÁRIO: Presta serviço de alimentação, higiene pessoal e habitacional, diariamente a 55 pessoas que vivem em condições muito carenciadas, por falta de apoio familiar;

CUIDADOS CONTINUADOS: (media e longa duração): Estes serviços estão protocolados pela ARS e Segurança Social. Com capacidade para 17 utentes para longa duração e 17 para a Média Duração;

JARDIM DE INFANÇIA: Com acordo da Segurança Social para 55 crianças;

CRECHE: Também protocolada com a Segurança Social para 45 bebes e crianças;

ATL: (Actividades de Tempos Livre): Igualmente protocolada com a Segurança Social para 50 crianças;

São estas as actividades praticadas nestas valências que a santa casa da misericórdia suporta, praticando, assim uma obra de caridade para as pessoas mais necessitadas bem como cobrindo muitas famílias carenciadas no âmbito social e ajuda às famílias que não podem dar resposta a situações, atentas as circunstâncias em que muitos dos seus familiares actualmente se encontram.